quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Primeiro Encontro de Dança de Salão da América Latina

Informe cultural:

Primeiro Encontro de Dança de Salão da América Latina

Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2014 acontecerá o Primeiro Encontro de Dança de Salão da América Latina. O evento contará com oficinas, palestras, shows e exposição dos fotógrafos Anna Ftg, Léo Lara, Luciano Andrei e Rafael Luciano, que realizaram ensaios exclusivos para o evento tendo a dança de salão como foco. O local escolhido é o Círculo Militar, onde três espaços serão ocupados simultaneamente pelas aulas durante todo o fim de semana. Esse ano o destaque internacional é o casal Osbanis Tejeda de Cuba e Anneta Kepka, da Polônia, que realizarão uma imersão nas várias vertentes das danças caribenhas ministrando oficinas e apresentando coreografias diversas.
O casal é residente em Londres e possuem vários títulos mundiais de concursos de dança ao redor do mundo. A rumba, o afrocubano, cha cha cha e a roda de cassino são algumas das especialidades desses professores, coreógrafos, artistas e performancers reconhecidos como uns dos mais influentes divulgadores do estilo cubano na atualidade.

Entretanto a democracia do Primeiro Encontro de Dança de Salão da América Latina traz em seu contexto os vários ritmos deste universo: o tango, o bolero, o forró, o zouk, o West Coast, o Lindy Hop (os dois últimos pouco conhecidos do grande público) dentre outros estilos que estarão presentes nos três dias de trocas de aprendizado, convivência e reflexão de profissionais e amadores da área.

Serão 18 oficinas/horas aula por dia a partir das 13:00 horas, totalizando 36 horas de aulas em diversos níveis, do básico ao avançado. Mais de vinte professores estarão ministrando aulas distintas para os diversificados públicos entre eles Flávio Miguel Guimarães (RJ), Ricardo Garcia da Silva(SP), criador do maior evento de Salsa da América do Sul, o Congresso Mundial de Salsa do Brasil e da Semana da Cultura Latina, Ed Charlles (SC) e Roneis Rodrigues(MG), idealizador do evento.

Duas palestras estão programadas já que um dos principais objetivos do Encontro é pensar a dança como um todo, buscando a sua interface com as outras artes e a reflexão do fazer artístico hoje. No sábado a palestra de abertura será as 12:00 horas com a Doutoranda Tânia Mara Silva, Professora Efetiva do Curso de Teatro e do curso de Dança da Escola de Belas Artes/UFMG, pesquisadora membro efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/ABRACE, com o tema "Dança de Salão - Origem e Desenvolvimento". No domingo, dia, 19, a palestra ficará a cargo de Ricardo Garcia (SP), Professor do módulo "Ritmos Latinos" do curso de Pós Graduação em Dança de Salão da Faculdade Metropolitana de Curitiba com o tema "Clave - a alma da salsa".

A banda H-Fieira fará grande show na sexta feira, dia 17 de janeiro, onde a variedade de ritmos colore o salão com as mais diversas vertentes. Dia 18 o Unión Latina mistura vários sotaques de distintos países das Américas: músicos do Brasil, Cuba, Colômbia e Uruguai refletem a diversidade proposta pelo projeto. E para encerrar o Primeiro Encontro de Dança de Salão da América Latina o Espaço Latino, no dia 19, cria o ambiente perfeito para colocar todo o aprendizado do fim de semana em prática nesse baile com música mecânica. A direção artística é do experiente Roneis Rodrigues, diretor, coreógrafo e bailarino, que possui 15 anos de atuação intensiva na pedagogia e divulgação da dança de salão em Minas Gerais.

Valor do pacote completo a R$60,00 para as inscrições realizadas diretamente na internet.

No site www.espacodanca.com/edsal encontram-se outras informações: grade de programação, currículos dos professores, link para as inscrições, fotos etc.

O Projeto é integrante da 40ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, do Sinparc, no núcleo dos Projetos Especiais e foi contemplado na Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte.

O patrocínio é da empresa Contax.

Resumo:
Primeiro Encontro de Dança de Salão
Datas: 17, 18 e 19 de janeiro de 2014
Local: Círculo Militar - Av. Raja Gabália, 350. Bairro Gutierrez. BH/MG
Direção Artística: Roneis Rodrigues
Produção Executiva e Assessoria de imprensa: Ana Gusmão
Show das bandas H-Fieira e Unión Latina
Exposição dos fotógrafos Anna Ftg, Léo Lara, Luciano Andrei e Rafael Luciano.
Palestrantes: Doutoranda Tânia Mara Silva (EBA/UFMG) e Ricardo Garcia (SP)
Realização: Espaço Dança Roneis Rodrigues


Apoio:
bhdancadesalao.blogspot.com.br - 6 anos de muita informação
BH Dança de Salão.com.br - 4 anos de "muito sobre a dança de salão de Belo Horizonte"
Caçadores de Bailes BH (comunidade Orkut - grupo Facebook) - 7anos de divulgação - onde tudo começou

Nenhum comentário: